A Cidade

História:

Santa Bárbara d’Oeste é um município brasileiro no interior do estado de São Paulo. Pertencente à mesorregião e microrregião de Campinas, localiza-se a noroeste da capital do estado, distando desta cerca de 138 km. Ocupa uma área de 271,492 km², sendo que 82 km² estão em perímetro urbano, e sua população em 2010 foi contada em 180.148 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o 43º mais populoso de São Paulo e o sexto da Região Metropolitana de Campinas, a qual Santa Bárbara faz parte.

A sede tem uma temperatura média anual de 22,2°C e na vegetação original do município predomina a Mata Atlântica. Em relação à frota automobilística, em 2009 foram contabilizados 92.754 veículos. Com uma taxa de urbanização da ordem de 98,73%, o município contava, em 2009, com 44 estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,819, considerando como elevado em relação ao estado.

A cidade de Santa Bárbara d’Oeste foi emancipada de Constituição (hoje Piracicaba) na década de 1900. Entretanto sua fundação é considerada como ocorrida em 1818, ano em que foi construída a igreja matriz, sendo o aniversário em 4 de dezembro, em homenagem a padroeira Santa Bárbara, que também serviu de referência para o nome da cidade. Margarida da Graça Martins é considerada como a fundadora do município, por ter doado terreno para a construção da matriz, sendo assim a cidade é o primeiro e único município brasileiro fundado por uma mulher. A cidade também é considerada como o berço da indústria automobilística no Brasil, uma vez que foi a responsável pela produção do primeiro automóvel do Brasil, a “Romiseta”. Hoje Santa Bárbara d’Oeste é formada apenas pela Sede, não possuindo distritos, sendo subdividida apenas pelos seus pouco mais de 130 bairros.

O município conta ainda com uma importante tradição cultural, que vai desde o seu artesanato até o teatro, a música e o esporte. A imigração norte-americana trouxe várias influências nas manifestações culturais e atrativos turísticos, como a realização da Festa da Imigração, a Feira das Nações e a Festa Confederada Brasil-Estados Unidos. No município está situado o Cemitério do Campo, mais conhecido por Cemitério dos Americanos, que é administrado pela Fraternidade de Descendência Americana, que promove periodicamente reuniões e eventos no local, que visam preservar as tradições e costumes dos imigrantes estadunidenses.

fonte:  Wikipédia

 

Imagens da Cidade:

Trackback URL for this entry